El sete-capotes es un frutal autóctono de Argentina, Uruguay, Brasil, etc., muy bello por su follaje, flores aromáticas, que brinda una baya ácida y dulce de especial sabor.
Encontré un sitio web espectacular que dedica una de sus páginas al sete-capotes:
http://www.frutadahora.com.br/frutas/view.php?id=56
Sorvete de sete capotes
5 unidades de sete capotes
200ml de leite de soja
30g de amêndoas
1 colher de sopa de açúcar
Modo de preparo:
Retirar as polpas das frutas e bater todos os ingredientes no liquidificador. Levar ao freezer por 40 minutos. Sirva em seguida, acrescentando folhas de hortelã para decorar.
____________________________________________
|
||
Fruta nativa do Brasil, muda de nome de acordo com a região. Também é conhecida como gabiroba, araçá do mato e capote. A origem do nome vem do tupi guarani e significa fruto da casca amarga, característica notável quando se prova o fruto. A planta cresce por toda a Mata Atlântica, do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul. Apesar de pouco difundida, merece atenção pelos seus níveis de vitamina C, além de vitaminas do complexo B e fibras. Alguns estudos com frutas do mesmo gênero mostram significativas reduções do colesterol sanguíneo. Na medicina popular é conhecida por prevenir gripes e resfriados e principalmente por melhorar crises de diarreia. A melhor época para encontrar os frutos é de março a maio. É mais comum em pomares e quintais do que em feiras. O fruto, após colhido, dura no máximo cinco dias. Pode ser utilizada in natura, ou na preparação de geleias, sucos e sorvetes, já que sua polpa é doce e suculenta. Texto: Ana Carolina Abreu, Nutricionista |