Recetas con frutas sete-capotes

El sete-capotes es un frutal autóctono de Argentina, Uruguay, Brasil, etc., muy bello por su follaje, flores aromáticas, que brinda una baya ácida y dulce de especial sabor.

Encontré un sitio web espectacular que dedica una de sus páginas al sete-capotes:

 

http://www.frutadahora.com.br/frutas/view.php?id=56

capotes capotes2

 

 Sorvete de sete capotes

5 unidades de sete capotes
200ml de leite de soja
30g de amêndoas
1 colher de sopa de açúcar
Modo de preparo:

Retirar as polpas das frutas e bater todos os ingredientes no liquidificador. Levar ao freezer por 40 minutos. Sirva em seguida, acrescentando folhas de hortelã para decorar.

____________________________________________

Sete Capotes

Fruta nativa do Brasil, muda de nome de acordo com a região. Também é conhecida como gabiroba, araçá do mato e capote. A origem do nome vem do tupi guarani e significa fruto da casca amarga, característica notável quando se prova o fruto. A planta cresce por toda a Mata Atlântica, do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul.

Apesar de pouco difundida, merece atenção pelos seus níveis de vitamina C, além de vitaminas do complexo B e fibrasAlguns estudos com frutas do mesmo gênero mostram significativas reduções do colesterol sanguíneoNa medicina popular é conhecida por prevenir gripes e resfriados e principalmente por melhorar crises de diarreia. 

A melhor época para encontrar os frutos é de março a maio. É mais comum em pomares e quintais do que em feiras. O fruto, após colhido, dura no máximo cinco dias. Pode ser utilizada in natura, ou na preparação de geleias, sucos e sorvetes, já que sua polpa é doce e suculenta.

Texto: Ana Carolina Abreu, Nutricionista
Fotos: Laura Sacchetti

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *